Toda a formação encerra um projecto de acção. E de trans-formação. E não há projecto sem opções.
Nóvoa, 1997
No início de mais um ano letivo, e de um novo mandato, em nome do CFAE Bragança Norte, saúdo as comunidades educativas da nossa área de influência pedagógica. Retomamos o nosso trabalho, alinhados com Nóvoa (1997), na senda de uma cultura profissional marcada pelo sentido de responsabilidade dos agentes educativos, comprometidos com o investimento na sua formação contínua, na lógica lifelong learning.
É nossa missão promover, executar e avaliar a formação contínua do corpo docente e do não docente, centrada nas prioridades e finalidades dos PE dos Agrupamentos de Escolas e Colégios associados, contribuindo para o aperfeiçoamento pessoal, profissional e organizacional.
Movem-nos os valores de respeito, transparência, cooperação, partilha e ética profissional, subjacentes à nossa visão determinada de assegurar a qualidade da formação contínua, com impacto na melhoria do ensino e numa maior eficiência e eficácia nos processos de liderança, gestão e organização das escolas.
Pretendemos que o CFAEBN seja um polo (trans)formador, instigador da proatividade dos envolvidos e indutor de dinâmicas formativas de valorização e de desenvolvimento da profissionalidade, focalizadas na escola como locus privilegiado de formação. Neste sentido, assumimos, no âmbito das competências, que nos estão consignadas, os compromissos inerentes aos objetivos estratégicos que nos propomos alcançar.
Esperamos, pois, continuar a contar com a participação cívica de todos os responsáveis pelo sucesso educativo.
Desejamos um ano escolar bem sucedido e com experiências formativas positivamente assinaláveis.
A Diretora
Maria Elisete Conde Pereira Afonso
Esta mensagem tem leitor disponível